Nessa fase, é desenvolvido o raciocínio lógico e a visão inter e multidisciplinar dos alunos, que passam a enxergar as diferentes áreas – biológicas, exatas e humanas – como um todo. Os jovens ganham maior independência e assumem novas responsabilidades, aprimorando a capacidade de argumentar, discutir e investigar.

       Ao ingressar no 6º ano, os alunos são acolhidos com o cuidado especial de atendê-los nesse momento de transição de segmento, para que recebam as orientações pontuais de acordo com as necessidades que apresentam. As disciplinas trabalham com o currículo em espiral: os assuntos são retomados,

ampliados e aprofundados de acordo com a progressão nos anos.

       Do 6º ao 9º ano, os alunos têm contato com as matérias que irão criar os alicerces fundamentais para o conhecimento de todas as disciplinas.

       Aula dada, aula estudada: tudo gira em torno da aula. Com o material Anglo, o hábito de estudo é incorporado pelos alunos de forma natural. Eles diariamente estudam em casa a aula dada, ao fazerem as tarefas. Elementos como organização, criatividade e cooperação são estimulados e praticados diariamente, o que possibilita ao aluno exercer o seu papel de cidadão ativo e consciente.